Sugestões de leitura para etapas históricas contaminadas por autoritarismo ou totalitarismo:
1 - Morrer sozinho em Berlim, de Hans Falada. Romance doloroso, que retrata as agruras de um casal no cotidiano do nazismo de Hitler. Mas resistem sob risco de não sobreviver. Linguagem fácil e dura.
2 - Topologia da violência e Psicopolítica, de Byung-Chul Han. Análise da sociedade de conflito em época de desconexões de compreensão.
3 - 1984, de George Orwell. Romance distópico sobre o governo de controle da sociedade.
4 - Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt. Análise do totalitarismo de Hitler, Mussolini e Stalin. Aqui estão os princípios que norteiam a construção dos governos autoritários e totalitários. Linguagem fácil.
5 - O jogo das contas de vidro, romance de Hermann Hesse. Livro denso e de leitura arrastada. Publicado em 1946, escrito durante o nazismo. Há uma revolta contra o conhecimento pois o conhecimento se descasa da vida em épocas de construção de fascismos. Só é possível equilíbrio com conhecimento da natureza e espírito. Se for só natureza, descambamos para o fascismo, para a violência, mas também só espírito há ausência de ligação, de ajuste com a realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário