20 de outubro de 2021

Fábio Santiago

O livro Versos Magros, de Fábio Santiago, alagoano que reside em Curitiba, está disponível na página da Kotter Editorial. Trata-se de uma editora que tem publicado bons poetas. Tem em catálogo também o livro Intramuros, pela Penalux.

Trata-se de um poeta que já palmilhou um bom pedaço do caminho da poesia. Como o título bem indica, Versos Magros, e o formato espacial da poesia, Fábio Santiago ajusta os textos em recortes que possibilitam a extinção do discurso, com uma retórica que não está preocupada em cativar, mas com a obrigação de não se desfilhar da filologia da história contemporânea e da paisagem por ele vivenciada. Há momento inclusive de aventura pós-concretismo. Mas a poesia que vem das pós-vanguardas, nesse choque com a elipse comunicativa das redes sociais, não dá para negar que novos rumos tenham de ser traçados para a poesia atual e, sobretudo, para a que virá. No entanto, Fábio Santiago consegue se safar desse universo enganoso da comunicação explícita das redes. Confirma o seu tempo, pois escolhe se diferenciar. Não excede na afetividade, experimenta neologismos, e não teme aproximar-se da realidade para limpá-la com “líquidos cor de urina”. É uma poesia sem gracejos, que se firma pela objetividade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

https://www.blogger.com/blog/post/edit/4843398825678420679/452811239808696688

Uma leitura de Robert Walser

Comecei antes do Natal de 2025 a leitura do pequeno livro "Jakob von Gunten", do suiço Robert Walser, escritor admirado por grande...