17 de dezembro de 2023

Mais atividades de 2023

👐 17.12 – Saiu no Jornal Opção artigo de Euler Belém, que traz recomendação de 21 livros de poesia, com inclusão de Cascos e caminhos, de nossa autoria. Nada mais incentivador do que terminar o ano merecendo palavras tão incentivadoras de Marcos Fabrício durante nosso encontro no Café com Chero e do Euler Belém no Jornal Opção, que seguem, em parte, abaixo:

É possível que Salomão Sousa, um dos melhores poetas brasileiros em atividade, tenha livros melhores e, quem sabe, mais bem-elaborados. Mas tenho um apreço especial por “Cascos e Caminhos”. Porque, exatamente, não sei. É um dos livros que mantenho à mão e, em certos dias, abro e leio uma ou dois poemas.

Quem é o poeta Salomão Sousa? Um “filho” de João Cabral de Melo Neto que leu e deglutiu o bisavô” T. S. Eliot e o avô” Carlos Drummond de Andrade. É um poeta tão especial que elabora tanto sua poesia que a angústia da influência, diria Harold Bloom, pode ser percebida só com muita atenção. Porque nota-se sua identidade, não exatamente a de outros, nas entrelinhas e, por assim dizer, tramas de seus poemas.

Salomão Sousa é o tipo de poeta cerebral, um construtor milimétrico — um engenheiro com a delicadeza do arquiteto —, que sabe que “secura” e “lirismo” não se excluem. Por vezes, um alivia ou reforça o outro. Há um aspecto a ser mais ressaltado pelos críticos: a presença de um humor refinado na sua poesia.

  👐14.12 – Compareci ao Café e um Chero para participação de lançamentos de livros de vários autores publicados pela Outubro Edições. Encontro de efusiva alegria com o poeta Marcos Fabrício, que acaba de lançar estudo sobre Machado de Assis; com Kori Bolivia, que lançou seu livro de poesia escrito durante a quarentena da Pandemia; e com Clara Arregui e Maria do Carmo. Oportunidade de encontro com José Pastana, da Academia Amapaense de Letras.

👐 14.12 – Comparecimento à livraria Sebinho para o lançamento do livro Ouvir as árvores, do amigo Eugênio Giovenardi. Oportunidade para reencontro com confrades da Academia de Letras do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

RETRATO, poema de Antonio Machado

Traduzi para meu consumo o poema "Retrato", do espanhol Antonio Machado. Trata-se de um dos poetas de minha predileção, assim como...