7 de dezembro de 2025

O impossivel, de Maria Martins



Sempre desejei presenciar a peça "O impossivel", de Maria Martins, a única artista surrealista brasileira. Ao comparecer ao museu da CAIXA, fui surpreendido ao me deparar com a obra. Só que ainda não é a obra definitiva. Nessa versão, os tentáculos ainda aparecem distantes. A cada versão, mais intensa é a luta dos corpos e dos tentáculos. Trata-se de uma pré-noldagem, que se encontra numa coleção particular. Pesquisando sobre a obra, descobri que existem pelo menos três exemplares dela. Mas podem existir outros exemplares, pois nenhum especialista esclarece se o que está no Itamarati é uma pré-moldagem ou original. Portanto, essa obra fundamental da cultura mundial merece um mapeamento mais definitivo. São realmente três exemplares originais e quantos existem que são pré-moldagem? Adoro essa obra ainda mais por esse mistério. E adoro pelo impacto. Os tentáculos violentos da complementariedade das relações humanas. Fica a sugestão de tema de uma tese universitária que pesquise essas questões e possamos ter certeza sobre a trajetória dessa obra maravilhosa.
Mas é possivel concluir que quatro exemplares  originais, os especialistas não incluem o exemplar do Itamarati no levantamento. São as seguintes versões originais: 1) MALBA (Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires - versão em gesso; as três versões em bronze: 2) MAM-RJ, doada pela artista, a mais perfeita; 3) MOMA-Nova York e 4) Itamarati-Brasilia. Mas quantas são as pré-moldagens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

O impossivel, de Maria Martins

Sempre desejei presenciar a peça "O impossivel", de Maria Martins, a única artista surrealista brasileira. Ao comparecer ao museu ...