18 de junho de 2010

Morte de José Saramago

Não é só Lazarote que está de luto. O luto está em mim, no Brasil, pois José Saramago está na intimidade da cidadania brasileira. Não morre só uma maneira de escrever, mas uma voz participativa de nosso tempo — um tempo quase nulo de vozes defensoras do humanismo. Estou emocionado, só me senti assim quando recebi a notícia da morte de meu amigo-poeta José Godoy Garcia. Ainda me lembro de uma palestra sua no auditório do jornal Correio Braziliense e eu lhe perguntei sobre a atividade da imprensa que está preocupada apenas em se comunicar com determinada parcela da população, rebaixando o processo crítico, e ele respondeu com uma única palavra, com a sua voz participativa: "hipócrita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

RETRATO, poema de Antonio Machado

Traduzi para meu consumo o poema "Retrato", do espanhol Antonio Machado. Trata-se de um dos poetas de minha predileção, assim como...