21 de fevereiro de 2023

AI WEIWEI

Seja corajoso. Já li esse verso em algum lugar. Sempre que desistimos da coragem, estamos criando um tirano. Estou arrepiado com as memórias de Ai Weiwei (1000 anos de alegrias e tristezas). Ele não se deixou e não se deixa vencer em momento algum, sempre corajoso. E lembra que o autoritarismo não está só na China ou na Rússia, mas bem na nossa porta liberal. Seus filmes, disponíveis em streaming, trazem a sua resistência.

Escrevi um poema livre a partir de seu trabalho, que ainda está em progresso.

Vivo livre

Vivo para não me aprisionar numa repetição,
metralhadora, porta giratória, links
que um tirano afixa em minha porta
Não nasci para ser banco ou barranco
As minhas razões não podem ser ditas
por outra voz senão pelos acordes de minha garganta
A garganta de um morro não grita senão o eco
de um grito que eu grito com minha postura
O diabo não amassará o meu pão
pois terá de enfrentar outro tridente em minha mão
A rua terá guardado um lado pra mim
e não é a sarjeta onde querem a minha cama
Ninguém vai se sentar em minhas costas
pois nunca me fixarei num parque
Não fico aguardando a água passar enquanto solapam
minha areia e arrancam minhas pedras
Estou vivo como um cabo de aço
a arrastar uma casa em trepidações de um terremoto
Como bananas como bananas
e refuto o que me vem das ameaças dos músculos
Acolho o que concorda que sou dono de minhas palavras,
se tudo que mente atrofia a minha mente
Não repito o que aleluia o que amém
Não adoro um Deus na estrada um Deus na capela
mas o Deus que cresce o pasto e se afasta
para a criança e o cavalo passarem
Destroço o tirano que quer mandar em minha casa,
me impedir de ter meu teto e meu tato, de entender
o que eu quiser entender. Por exemplo
colher uma vara e correr com os vendilhões
e enxotar os mentirões
Eu amo se eu te amo
Eu me amarro se eu me amarro a que me amarro
Eu sou livre se eu me livro

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Claudinéia Araújo aqui! 🤗

      Excluir
  2. A garganta de um morro não grita senão o eco de um grito que eu grito com minha postura
    O diabo não amassará o meu pão
    pois terá de enfrentar outro tridente em minha mão. 👍

    ResponderExcluir

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

RETRATO, poema de Antonio Machado

Traduzi para meu consumo o poema "Retrato", do espanhol Antonio Machado. Trata-se de um dos poetas de minha predileção, assim como...