15 de agosto de 2006

Enquete de Alexandre Marino

Alexandre Marino está preparando uma matéria "para jornal literário Traça, bancado pelo Walter Silva, da livraria Entrelivros, que será lançado na Feira do Livro. Minha colaboração (diz Marino) será como editor e autor de alguns textos. Um dos textos é uma reportagem sobre os escritores estabelecidos em Brasília que se comunicam via internet com sites ou blogs. "
Para a matéria, respondi a seguinte enquete:

1 - Há quanto tempo você tem seu espaço na internet?
R: é recente a minha atividade de blogueiro. O http://www.safraquebrada.blogspot.com/ foi criado em 13 de junho de 2006. A minha intenção era criar uma página específica, mas o blog tem uma interatividade ágil — o que facilita para a inserção de pequenas notas.

2 - Por que um blog/site na internet?
R: desde que suspendemos a edição do zine Chuço, sentíamos um vácuo destinado à divulgação de nossa atividade literária, e registro de material recebido, pois estamos encerrando a nossa faceta de criador de polêmicas. Mas não quer dizer que elas não entrarão no blog, caso se manifestem com desfaçatez.

3 - De que forma escrever na internet interfere no seu trabalho de escritor?
R: Talvez não interfiram em nada, pois não estamos preocupados com uma literatura de consumo, descartável, oportunista — e é esta que é útil na ambiência da virtualidade.

4 - Quem são os seus leitores?
R: se algum amigo passar por lá e ficar feliz com duas palavras nossas, a tarefa terá cumprido sua finalidade. Como me disse Ronaldo Costa Fernandes: se tiver um leitor numa cidade, já é necessário que nesta cidade exista uma biblioteca.

5 - Qual a importância da internet para a literatura?
R: como eu prefiro o livro, ainda não pude captar toda a funcionalidade do blog. Por enquanto, está funcionando como um diário ou arquivo de tudo. Algo que gostaria de expressar – logo blog ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

RETRATO, poema de Antonio Machado

Traduzi para meu consumo o poema "Retrato", do espanhol Antonio Machado. Trata-se de um dos poetas de minha predileção, assim como...